quarta-feira, 8 de abril de 2009

Receita culinária

Um colega de trabalho, solteiro, pediu-me umas dicas para variar a comida em casa. Enviei-lhe uma receita prática e económica.
Ora então cá vai.
Tem atenção ás quantidades. Varia consoante a quantidade de atum e de convidadas. Se for para um bacanal de 1+3, cá vão as quantidades.
- 5 ou 6 latas de atum
- 1 pacote de massa espiral ou canudos, italiana que é mais rija.
- 1 pacote de polpa de tomate
- 1 copo de vinho branco ou cerveja branca
- 4 ou 5 pacotes de nata. Se elas - as meninas - forem das ordinárias, compra das pasteurizadas que são mais baratas, se for um jantar a dois e ela for difícil compra das frescas, o sabor é muito melhor e o investimento talvez venha a compensar.
- cebola e alho a gosto.
- Queijo ralado.
Coze a massa só com sal e deixa ficar.
Faz um refogado com cebola, alho, azeite e já que é pra estragar da-lhe com manteiga. Tempera com pimenta. Quando estiver a ficar loiro afoga o atum e mistura tudo. Sempre em lume brando. Mexe, mexe e manda-lhe com a polpa de tomate. Mais umas mexidelas e embebeda a papa no vinho e deixa apurar um pouco. Mais umas pedras de sal. Não te esqueças que a massa já tem sal. Vê lá se não tens uma crise de hipertensão no acto!! Já no final quando estiver tudo em papa despeja a nata (a do pacote!!) ao preparado de atum envolve bem e desliga o lume. Já fora do lume, Retira a agua à massa e mistura o preparado de atum com a massa. Bem Misturado para a massa ganhar o gosto. Põe tudo num pirex e rala o queijo por cima, leva a gratinar ao forno só por cima o suficiente para derreter o queijo.
Alternativa:
Podes fazer a mesma coisa mas com carne picada em alternativa do atum.
Em vez de 4 pacotes de nata, usa bechamel já de pacote e 1 ou dois de natas. É mais ou menos a gosto.
Aqui se for fim do mês e não houver muito dinheiro pra carne mete uns cogumelos. Seria melhor dos frescos mas usa o mesmo principio das natas frescas pasteurizadas. Se a cliente merecer...
No fim para gratinar podes pôr, além do queijo, umas tiras de bacon já cortado.
Se ela não gostar muito de vinho dá-lhe com um "grandjó" do douro, são 4 euros a garrafa, mas é muito doce e depois normalmente só uma não chega.
Se no fim desta merda toda não conseguires, desiste e vai ás putas. Afinal o que já gastaste em comida, vinho e cheiro a cebola e alho nas mãos, já dava pelo menos para um bico.