sábado, 11 de abril de 2009

Vermelho Redundante

Não tenho nenhum gosto particular em conduzir, pudesse eu e certamente que não me deslocaria para o trabalho todos os dias de carro. Os horários e os frequentadores da linha de Sintra, não me deixam alternativa. O transporte publico tem a vantagem de ser completamente anti-stress e permitir observar de forma mais envolvente o quotidiano á nossa volta sem sentir a sensação de estar isolado numa capsula de quatro rodas na rotina do ic19 e segunda circular. Se me tivesse deslocado de Stª Apolónia para a Praça de Espanha de carro, não me teria divertido tanto quanto me diverti de metro. Chegado á estação do Terreiro do Paço, sentou-se uma moça anafada, na casa dos vintes, saia-casaco vermelho (e como o vermelho se pode tornar imenso, quando enfiado numa forma larga d'anca) óculos brancos, estilo sonsa, com as letras DG em brilhantes nas hastes. A rapariga por certo atrasada, mala em cima das pernas e toca de revirar as pestanas com um objecto, que se alguém lhe desse um encontrão, por alguma travagem, lhe vazava um olho. Mais uma olhadela no espelho e toca de passar um pouco de base nas maçãs do rosto. Avenida. Como se estivesse na sua casa-de-banho toca a desembaraçar o cabelo com as ganápas a fazer de pente e sacudir o novelo pró chão da carruagem perante o olhar da plateia que ia aumentando. Parque. E lá continuou a sua cruzada para se alindar (não era preciso, a sério, não era preciso) com mais uns pós aqui, um rimel ali, tudo sempre a ser conferido no espelho. S. Sebastião. Lábios pintarolados, próxima dos retoques finais, começou a prender o cabelo com uns ganchos de forma a desnudar mais a visão do seu rosto de quero-parecer-sofisticada-mas-pareço-uma-saloia. Praça de Espanha. Infelizmente a viagem acabava para mim ali e por certo fiquei privado de ver a sua saída triunfante, metro a fora, direita á luz natural do dia, que de certeza só a poderia favorecer ainda mais. Não sei se ela continuou na luta consigo mesma para se pôr linda, mas se tivesse ido de carro, além da enchente de nervos para atravessar a cidade e estacionar, não teria assistido aquele espectáculo de eficiência cosmética.